Ciclário da Lua: o nosso ciclo como um presente


O ciclo menstrual nos permite sentir dia a dia que somos parte da natureza e que somos cíclicas. Nossas emoções mudam, nossos ritmos, inspirações, criatividade, sexualidade, espiritualidade vão se transformando a medida que passam os dias do nosso ciclo. Compreender essas mudanças e aceitá-las é um presente que podemos abrir e desfrutá-lo ou deixar fechadinho e quem sabe até reclamar dele.

O que você escolhe?

Muitas mulheres ao longo da historia vem falando sobre as fases da lua e sua relação com os nossos ciclos. Miranda Gray uma das autoras que trata sobre esse tema relaciona o ciclo menstrual com os 4 arquétipos femininos e sugere o Diagrama Lunar como recurso para o nosso autoconhecimento, para pararmos de lutar contra nós mesmas e nossos corpos, e assim vivermos com mais harmonia.


<; line-height: normal; margin-bottom: 3.0pt;"> O Diagrama Lunar é um registro diário sobre aspectos físicos, emocionais, espirituais e funciona como um guia para descobrirmos sobre as transformações que cada fase e ciclo nos oferecem e reconhecermos os arquétipos que estamos transitando: Donzela, Mãe, Feiticeira e Anciã. Permite compreender intelectualmente e sentir a verdade dos ritmos e ciclos na nossa própria vida.
Como posso criar meu Ciclário, Mandala ou Diagrama Menstrual Lunar?Você pode desenhar o seu próprio: Faça um grande circulo e divida o perímetro na quantidade de dias do seu ciclo menstrual  (27, 28, 32 dias). 

Ao final de um ciclo inteiro, identifique com o símbolo ou pinte os dias do seu Ciclário com cores diferentes as 4 fases da mulher (4 arquétipos femininos) que você percorreu durante todo o ciclo: anciã, donzela, mãe, feiticeira.


<; line-height: normal; margin-bottom: 3.0pt;">
Ou você pode imprimir esse criamos especialmente para você:



Ou se desejar uma melhor resolução, envie-nos um email: tendasvermelhasemcadabairro@gmail.com


Como uso meu Ciclário da Lua?

Inicie as anotações no primeiro dia da sua menstruação, ou se você não menstrua mais, inicie pelo primeiro dia da lua nova.

Seguindo a legenda anote:
·         No círculo interior as fases da lua: nova, crescente, cheia, minguante. 
·         No segundo círculo o dia do seu ciclo menstrual.
·         No círculo externo o dia do mês.
·         No terceiro círculo (espaço maior) as suas percepções F.E.M.E.S.


O que é F.E.M.E.S.?

F: Físico: suas percepções acerca do seu corpo físico e saúde. Por exemplo: cansaço, sono: leve, pesado, sonolência, desejo por algum tipo de alimento, dor, mudanças, sensações corporais.
E: Emoções: medo, tristeza, alegria, tranquilidade, harmonia, irritabilidade, instinto maternal, solidão, inadequação, etc.
M: Mental: pensamentos, intuições, capacidade de concentração, memorização.
E: Energia: nível e qualidade da sua energia: pouca, nenhuma, ativa, dinâmica, sociável, desejo ou não de estar com as pessoas.
S: Sonhos: imagens, cores, animais, elementos da natureza, estações do ano, paisagens, recorrentes

Inclua os símbolos que estão na legenda que correspondem aos dias da menstruação, se teve secreção cervical, se está ovulando, se sentiu desejo sexual e se houve encontro sexual naquele dia.
No início pode parecer que são muitas informações para anotar, mas com a frequência, e o passar dos meses vamos percebendo que existem padrões que se repetem e que podem servir como um guia, podendo ser útil na tomada de decisões e na maior aceitação e compreensão de si mesma e das mulheres ao seu redor.

Além disso, essa observação diária ajuda a despertar a percepção e conexão que existe entre o nosso útero, as emoções e a mente consciente, criando um vínculo positivo com o ciclo menstrual.

Essa é uma linda ferramenta de autoconhecimento e  amor próprio, afinal só podemos amar aquilo que conhecemos profundamente!


Com carinho lhe desejo uma feliz jornada através do ciclo das estações, da lua e do seu sangue!

Camila e Danielle 

16 comentários:

  1. Já imprimi para dar a uma amiga e vou tentar fazer o meu, mesmo sem menstruar...
    Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciene, se precisares de alguma dica ou quiseres compartilhar tua experiencia, estamos a disposição! Um abraço

      Excluir
  2. Inicie hoje, estou empolgada =) Obrigada por todas as dicas!

    ResponderExcluir
  3. Só funciona para quem tem ciclo regular? Alguém poderia mostrar uma preenchida para eu entender melhor? Td mês precisa imprimir uma nova, ou ela serve para mais de um ciclo? Desculpa, não entendo nada sobre mandalas da lua kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você usará um diagrama/mandala a cada ciclo, do primeiro dia de menstruação até o último (antes do próximo sangramento. No espaço maior em branco você anota suas percepções diárias: como se sente físicamente e emocionalmente, seus sonhos, os sinais que seu corpo oferece, sua libido, faça uma leitura diária sobre si mesma. No espaço menor (do lado mais externo) coloque o dia do mês. Será um mergulho lindo na sua feminilidade, e de repente seu ciclo pode até sincronizar-se com a lua ou mudar o padrão. Linda jornada!

      Excluir
  4. A cada mês será uma nova chance de perceber suas questoes internas e promover as mudanças positivas a seu favor. mesmo que seu ciclo seja irregular, iras perceber que existe regularidade nas suas lunações.
    a cada mes, novas questoes irao aparecer, outras se manterão, por isso é importante, fazer todo mes, para que possa avaliar, refletir, se curar...
    é um exercicio lindo, corajoso e muito curativo, como é todo momento menstrual.
    boa jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Bella por partilhar sua experiência! Descobrimos tantas coisas sobre nós com o uso do diagrama, passamos a aceitare amar cada fase do nosso ciclo, cada Deusa, e aprendemos a direcionar e desfrutar das nossas energias cíclicas com alegria e prazer!

      Excluir
  5. Obrigada queridas!! Já é de muita ajuda. Aos poucos vou me auxiliando, e já consegui plantar minha primeira lua, foi gratificante!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda a essa jornada! Conte conosco!
      Um abraço,
      Camila

      Excluir
  6. Olá! Obrigada por compartilhar! Atualmente meu ciclo está com 36 dias e quero muito utilizar estes recursos e me conectar com o que se passa, para chegar a um estado mais equilibrado.
    Resgate e descobertas! Aho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Rafaela Pedrosa! Enquanto você se harmoniza, aceite seu ciclo tal como é e cuide-se com todo o carinho. Conte conosco se precisar de mais alguma informação. Um abraço de coração e ventre, Camila

      Excluir
  7. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento. Continue firme e forte no seu propósito. Esse blog é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  8. Olá queridas em primeiro lugar gostaria de dizer que adorei o blog, parabéns!
    Se vcs pudessem me tirar uma dúvida, eu agradeço, dá pra preencher o diagrama sem menstruar? Como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena, se você não menstrua por algum motivo, seja a menopausa, retirada de útero e ovários ou outro fator, você pode acompanhar os seus 4 arquétipos e a utilização das anotações do diagrama poderão ajudar você a descobrir como você vive estes 4 arquétipos e quanto tempo você vivencia cada um deles. Pode ser que acompanhem os ciclos da lua, ou que seja mais longo que 28 dias. É um lindo trabalho de auto-observação. Se quiser compartilhe com a gente a sua experiencia. Um abraço

      Excluir
  9. Eu tenho DIU e nao mestruo... esta dificil conseguir me conectar com meu ciclo... mas sigo observando...

    ResponderExcluir