"O Tesouro de Lilith" : uma história sobre a sexualidade, o prazer e o ciclo menstrual

Na Primavera do ano passado enquanto me preparava para facilitar uma Celebração da Menarca (Rito de Passagem da chegada da Primeira Lua) andei a procura de materiais que contassem sobre a magia de ser mulher para adolescentes, bem, e foi nessa mesma época que minha sobrinha completou 15 anos e eu queria muito presenteá-la com algo especial, busquei um conto/ livro que pudesse iniciá-la nesse caminho mágico e sagrado da ciclicidade feminina.

Passaram-se alguns meses e diversas pesquisas até que enfim encontrei "O Tesouro de Lilith" ! A ponte que me levou até ele foi a amorosa Cláudia Amaral de Portugal, ela quem o traduziu para a língua portuguesa e realizou uma campanha de financiamento coletivo para poder publicá-lo. 

E assim, tive o privilégio de colaborar com essa maravilhosa iniciativa, para que minha sobrinha Maju pudesse recebê-lo em mãos há um mês atrás, exatamente no dia em que nos reunimos com a minha avó Maria Esther (à esquerda na foto) para celebrar seus 80 anos.
As mulheres da família (eu - Dani, a sobrinha- Maju, minha mãe e minhas avós abaixo) reunidas com a Lilith

A alegria de poder trabalhar com mulheres, vivenciar com elas os ritos do parto, da menarca, da entrada na menopausa e até da partida, me levou a aceitar essa gratificante e bela missão de ser uma distribuidora do livro aqui no Brasil, para que à partir de agora muitas outras meninas, jovens, mulheres e vovós possam também desfrutar desse tesouro. 


Partilho com vocês as mensagens das mulheres que permitiram que  "A Lilith", como carinhosamente chamamos, chegasse até nós:


GENTE CORRIENTE CARLA TREPAT HA ESCRITO UN LIBRO SOBRE SEXUALIDAD FEMENINA : EL TESORO DE LILITH El tesoro de Lilith El libro está pensado para niñas y mujeres de todas las edades, puesto que la magia de los cuentos y las metáforas reside en que te transmiten la información que necesitas en ese preciso momento de tu vida, a menudo sin que te des cuenta porque va directamente al inconsciente. FOTO MARTI FRADERAPublicada pela autora e ilustradora Carla Trepat da Barcelona em 2012, até agora está em 8 idiomas diferentes.

"Esse livro é uma porta aberta para falar com as nossas filhas sobre a sexualidade, o prazer e o ciclo menstrual.
O primeiro passo é começar por explicar à elas que temos útero, que quando se enchem de emoção e amor, palpita com prazer. 
O caminho está em voltar a conquistar os nossos corpos e re-aprender a balançar o nosso útero, a conectar as suas inervações voluntárias com as involuntárias; sentir o seu pulsar e sintonizar com todo o nosso corpo… As mulheres temos muitas coisas para nos contar. 
De mulher para mulher, de mulher para filha, de mãe para filha, de ventre para ventre…
Uma educação sexual saudável implica aceitar que as meninas e meninos são seres sexuais e que a sexualidade é um aspeto positivo da vida humana que não tem que se reprimir mas sim acompanhar, ajudando a essa pequena pessoa a desenvolver-se de forma espontânea e segura."
~Carla Trepat


"A minha história com Lilith começou há uns dois anos atrás quando pensei em oferecer à minha sobrinha, que na altura tinha 10 anos, algum livro ou material relacionado com o feminino, com a chegada da menstruação, algo que contribuísse e a inspirasse para o seu despertar na passagem de menina para mulher. Comecei por procurar em Portugal e rápidamente me dei conta que não havia nada relacionado. 
Procurei no Brasil, contatando algumas pessoas e não encontrei nada. Um dia em casa de uma grande amiga em Espanha, lembro-me que cheguei a sua casa e fui directamente a um livro que lhe tinham emprestado. Era O tesouro de Lilith! O livro que eu estava à procura! 
Enviei de imediato mensagem a Carla Trepat, a autora, a felicitar e meio de brincadeira disse que tinha que se publicar em português, desConhecendo todo o percurso de Lilith pelo mundo!! 
Até essa altura Lilith já tinha sido publicado em 6 línguas e também graças ao trabalho de pessoas como eu que se tinham ligado a Lilith e acreditaram no seu poder para mudar o mundo, sobretudo das mulheres. 
A Carla me animou a colocar energia para O Tesouro de Lilith nascer em português. Em Espanha, França, Italia e Alemanha já tinha sido editado através do crowdfunding e passo a passo fomos abrindo caminho para que assim fosse também com a edição portuguesa. 
Pessoalmente foi um grande dasafio! (Estava fora de Portugal hà 9 anos e quase não tinha contactos cá..) Mas sentia-me tão "arroupada" por Carla e por todas as mulheres que já o tinham editado noutras línguas e sentia tanto a necessidade de termos uma historia assim em português que nunca tive duvidas de que se concretizaria. 
Agora que olho para trás tenho mesmo essa sensação de que era isto que tinha que acontecer. Este livro tinha que nascer em português! 
E esse grande desafio pessoal se está traduzindo na minha vida num despertar para todo o movimento de mulheres lindas que estou a conhecer, como você e até eu própria ahahaha. Verdade!! 
O Tesouro de Lilith veio falar e está falando também à minha menina interior. Essa menina a quem nunca falaram da menstruação, de sexo, de ciclos, de poder e sabedoria feminina... Essa menina que cresceu descobrindo tudo por ela mesma e que tanto tinha necessitado ouvir histórias de outras mulheres. 
O meu despertar também está acontecendo agora pois estou a perceber que o que em realidade eu sentia faz tempo, não era loucura minha, mas sim a essência que temos todas as mulheres e que estava a cair no esquecimento. 
A vida cíclica, rítmica, a intuição e esse infindável poder de crear! 
Eu fico deliciada quando penso em todas as meninas/mulheres que estão/vão habitar a Terra conhecedoras, desde bem cedo, do seu poder, dos seus dons! 
Vejo uma grande mudança de paradigma. 
Dai o meu desejo de que a mensagem de Lilith chegue a muitas meninas, mães e mulheres da minha língua, pois sei o que é crescer no silêncio e no desconhecimento e o que pode ser crescer empoderada, sábia, conectada consigo e com a natureza, confiante. Necessitamos equilibrar de novo as energias femininas e masculinas na Terra e tenho a certeza que Lilith vai contribuir muito para que isso aconteça."
~Cláudia Amaral

Este livro é uma história cativante belamente ilustrada acerca do que significa ser mulher, que espero que ensine às futuras gerações de mulheres a maravilha e deleite da sua natureza cíclica e energias femininas.” 
~Miranda Gray 


Assista ao vídeo e encomende o seu por email: soutodoser@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário